Pular para o conteúdo principal

"Eu poderia suportar embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos"

Escrevo hoje aos de longe e aos de perto; meninos e meninas; velhos e novos. Escrevo a todos que considero amigo.
Lidar com sentimentos e emoções sempre foi tarefa árdua ao ser humano e por isso ele procura formas de tornar isso mais fácil. Nada melhor do que criar uma data para que possamos declarar amor incondicional aos nossos amigos, uma vez que por uma série de fatores isso passe batido por muitas vezes.
Dizer o quanto vocês são importantes para mim é pouco perto do que isso realmente significa. Melhor lembrar algumas ações.

Se você tem 8 anos de idade e me manda um email pra dizer que eu sou a sua melhor amiga, sua companheira de playstation, que está na cidade que tem mar grande e bravo, mas que não esquece de mim, ainda que eu não esteja aí pra brincar com você e te ajudar a fazer o dever de inglês.

Ou então, se eu sou a brega, bonga, que gosta de esportes, que vocês dizem que é muito amada e lembram de mandar um matéria de automobilismo, sacanear meu time, torcendo contra descaradamente ou me trancar na sua casa pra eu conseguir fazer a minha monografia em paz, fora as surtadas coletivas, vídeos sem noção e crises de riso da madrugada.

Ligações de madrugada para contar aventuras ou pedir suporte nas desventuras, apoio incondicional sempre, relação quase de pai e filha, devoção por queijo, groselha, fimes bestas e piadas mais ainda, falta de paciência às vezes, grandes ensinamentos como chefe sênior e busca de aperfeiçoamento constante.

Falar em ligação, uma ligação coletiva pra me comunicar, mesmo eu estando no aterro do Flamengo e quase ser atropelada por uma bicicleta, que tá grávida, com todos ao fundo fazendo coro de "faltava voce aqui pra comemorar com a gente"... ou então sms contando que um vai ser um vascaíno e a outra será uma princesa, mesmo que eu estivesse a quilômetros da sala da ultrasonografia. Fora todas as terapias de brownie, sorvetes e muito chocolate para que superássemos juntas as mais diversas situações vividas por cada uma das 6, com direito a spa na praia de Ipanema, abraços esmaguentos no corredor do CEUB e MUITAS idas e vindas em aeroporto esperando notícias dos EUA...

Ok, eu agora sou pior que o Lucas e haverá diversas sessões de "faltou você", mas ser tagueada no orkut me faz sentir presente nas bagunças da minha família gaúcha escoteira....saudades dos mates, além de tooooodo o resto.

A cada scrap ou e-mail respondido saber que os meus lobinhos estão passando pra tropa escoteira, que os escoteiros estão passando pra tropa sênior e correndo atrás dos sonhos, as fofocas e pedidos de visitas, fazem com que eu não deixe de dizer sempre que "somos do mesmo sangue tu e eu"

Fazer chats via e-mail, 0800 da hora do almoço, companhia nas horas intermináveis de trabalho e/ou monitoria, passeio de bate-bate e turistamento em 3 dias, além de suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Pequena pessoa, grande confusão, muitas loucuras vividas, visita surpresa no acampamento escoteiro, encorajamentos e elevação de ego, chats via e-mail, longas conversas no carro, muita matação de aula no gramadinho, sumiços e desencontros e por fim a estabilização da vida.

Muitas cabeças pensantes, diferentes ideologias e ambições, o escotismo em comum, uma casa em Ribeirão e muitas assembleias e estórias vividas, com entregas de especialidades, conquistas de cargos e fotos pra posteridade.

Você que sempre foi colo, conforto, suporte pra choros, mesmo os via embratel (e quantos foram...), apoio e credibilidade na minha capacidade, confiança, muitos esporros necessários, força pra adquirir coragem quando precisava e agora está tão perto que eu posso até me mudar pra sua casa durante quase uma semana e passar madrugadas a base de wii, café, videoke, muita conversa, risada e carinho.

Ainda que uma me deva Magnífica e brigadeiro, nossa via de mão dupla está firme e forte, seja meio bêbada desapartando briga ou totalmente sóbria pondo pingos nos is no chafariz, ou ainda dividindo o mesmo espaço de barracas e gritar bom dia a todo um subcampo de Jamboree. Com direito a palavra-chave de ordem de vcs é: DELICIA!

Seja quando passou a madrugada comigo chorando até que eu conseguisse parar, quando passamos juntos no vestibular ou quando dormíamos falando no telefone um com o outro sobre como foi o nosso dia, ainda que você seja flamengo e eu são paulo e você tenha me odiado à primeira vista e eu tive que te explicar porque o Snape não era mal. Fora nossos passeios de carro ao redor do CEUB para que tivéssemos tempo de conversar, quando as agendas de adulto começaram a atrapalhar.

E você? um carro batido de um playboyzinho bebado, seu primeiro porre, seu terceiro porre, um porre meu, sua passagem no vestibular, minha formatura, um mooooonte de brigas e reconciliações, uma ida ao Rio Grande do Sul, muitas madrugadas conversando e lavando louça, algumas decepções de ambas as partes e várias declarações, entre outras coisas.

Não posso esquecer do mantra do foda-se, muitas reflexões sobre a vida, o universo e tudo mais, desejos de conquistar o mundo e certeza de parceria e confiança, ainda que muita impaciência, passeios pelas ruas do Rio de Janeiro e montagem de quebra-cabeças no boteco.

E as amizades novas de infância, novas no rótulo, mas tão intensas como se nos conhecessemos de berço. Seja com macarrao, brigadeiro, pipoca, hamburguer, gaúcha, arpoador, bebendo mate ou cerveja, vendo a dança dos famosos, jogando wii, intimidade de família, escotismo, piadas, assuntos sérios, suporte quando se cai para lembrar que se levanta, abraços, beijos, carinhos, viadices e viadagens, alegrias e frustrações, com as feras cheias de ódio ou não, sem prazo de validade e com desejo que assim seja por muito tempo amém, mesmo não sendo católicos.

Com certeza vcs se acharam aqui em algum ponto que leram. Com certeza algumas partes não ficaram entendidas, pois são inerentes a um grupo específico ou pessoa. Mas fica aí o meu sentimento de carinho por todos vcs que hoje, eu chamo de amigo.

FELIZ DIA DOS AMIGOS, HOJE E SEMPRE!

http://www.youtube.com/watch?v=6Br7dtoRoVY

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olhares

Ironico talvez seja a melhor palavra para definir o quão diferente uma situação pode ser vista, dependendo do olhar. Não jornalisticamente falando, mas uma mesma situação pode ser analisada de n formas diferentes. Basta saber o que se passa no coração de quem vê. Ruim ou bom, depende da forma como vemos isso. E aí entro em redundância, pois falo novamente das várias faces de uma moeda. Prefiro sempre o olhar do bem. O olhar que não vê maldade, o olhar do crescimento e aprendizado constantes. Acho que meus olhos ainda estão semicerrados, mas prefiro eles assim. Quero crer que tudo visa o bem maior, independente de crenças ou concepções. Talvez seja o olhar do sonhador...vai saber?!

Aquarelando 2

Ele Algodão cru, cavalete, tinta, pinceis e lápis. Sonhos, poesia, esperança, fé, determinação. Mão hábeis, olhos castanhos, puros, cristalinos. O mundo, mundo vasto mundo, diante das duas janelas: a da casa e a da alma. A tela, antes branca agora apresentava rabiscos. E iam surgindo traços, linhas, curvas; Ideias e ideais, ensejos e desejos. E os prédios descortinavam a baía de Guanabara... olha, ali é o Pão de Açúcar! E ela?! Ali tão alto, ela se sentia pequena frente ao mundo. Mundo que ela estava descobrindo. Mundo que ainda tem para conhecer. Mundo que ela já tinha visto. E tudo ali, diante dos olhos... como se fosse uma pintura. Como se fosse a pintura dele, que apresentava tudo a ela. E aquarelavam barcos a vela, tanto céu e mar no beijo azul. E começava a salpicar de estrelas prateadas a tinta negra que se derramava no céu. Era a noite que caía. E como pequenos vagalumes ansiosos, as luzes começaram a piscar aqui e ali. Dali, ou de lá?! E tal e qual na música, entre

A independência e o guarda chuva

Semana passada me deparei com uma cena muito curiosa. Uma menina, no alto dos seus 7 ou 8 anos, pedia insistentemente para que a mãe lhe comprasse um guarda chuva da Hello Kitty. Fora toda a questão consumista da estória, o que mais me chamou a atenção foi o discurso da menina. Ela queria o guarda chuva, porque ela já era grande! Sim, ela era grande e não precisava mais dividir o guarda chuva com a mãe. Parei pra pensar e vi que realmente, o guarda chuva é um grande sinônimo de independência. Afinal de contas, com o guarda chuva, estamos protegidos da chuva e do sol (algumas pessoas usam para essa finalidade) e temos a liberdade de irmos e virmos para/de qualquer lugar. Olha que maravilha, o guarda chuva é uma fabulosa ferramenta da liberdade! Devaneios infantis à parte, o conceito de liberdade e independência é latente, não importa a idade. Há o anseio do ser humano de querer não precisar de ninguém e ser autosuficiente para tudo, com o discurso do "eu quero, eu posso, eu faço&