Pular para o conteúdo principal

13 anos de Promessa...

Rio de Janeiro, 22 de junho de 2009.

Não sei para vocês, mas essa data me marca até mais do que meu aniversário, se duvidar. Ok, é bacana comemorar o dia que você veio ao mundo, ficou ainda mais bacana há alguns anos, quando descobri que não comemorava sozinha e mais, quando passei a fazer isso coletivamente com pessoas que eu amo, mas verdadeiramente falando, a data do meu aniversário é uma data da qual eu não tenho responsabilidade nenhuma, papai e mamãe que fizeram o trabalho. =P

Do dia 22 de junho de 1996, eu tenho inteira responsabilidade. Foi o dia em que, por escolha minha apenas, eu decidi fazer parte da Fraternidade Escoteira e fiz a minha promessa escoteira. Não foi papai, nem mamãe, nem nenhum amigo ou mesmo o chefe (por quem nao morro de amores) que me fizeram tomar essa decisão. O chefe aliás, queria adiar a minha decisão pois achava que eu tinha sido muito rápida em cumprir em apenas dois meses as minhas etapas de noviça. Era o "recorde" da tropa, veja só.

Lembro como se fosse ontem. Mãos geladas, texto na ponta da língua, conversa com o chefe para ver os meus "valores" (que mais tarde descobri que eram beeeem diferentes dos dele) e vamos para a frente do grupo, sem conhecer praticamente ninguém, falar para o Chefe de Grupo, sr Rubem Suffert, um barbudo que me assustava só de olhar, muito alto e muito sério, que SIM, eu queria ser escoteira. O tal chefe barbudo fazendo piadas que apenas ele achava graça, eu roxa de vergonha, querendo terminar logo aquele momento e ao mesmo tempo querendo que ele nunca acabasse, com a cabeça a mil, esperando para finalmente me sentir escoteira de verdade.

Aí veio o chefe da tropa, contar pra todo mundo que dos 10 artigos, eu tinha escolhido o terceiro como aquele com o qual eu mais me identificava. "O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação". Falou que eu tinha o espírito da Pantera, pois em dois meses apenas tinha conquistado todas as minhas etapas e bla blá bla....Era chegado o momento! Fechei os olhos, ao mesmo tempo que eu e todos os outros membros do GEMA faziam a saudação e "vomitei" o texto. Foi tão rápido, que eu tive que repetir, pois o chefe Rubem não entendeu. Feito isso, ele me cumprimentou, como ele disse "escoteiramente agora, guria". Teve o abraço da monitora, do chefe da tropa, dos assistentes, do chefe de grupo de novo (cara empolgado), meu pai na Alcateia me olhando junto da Akelá e vendo se nenhum dos lobinhos deles estava se matando, e lá fui eu gritar meu primeiro SEMPRE ALERTA!

Agora eu era ESCOTEIRA!

De lá pra cá, já esqueci quantas vezes eu gritei o Sempre Alerta!, por alguns anos substituído pelo Servir! Pioneiro, e quantas vezes eu renovei a minha promessa escoteira. O que não teve como esquecer foi tudo que veio com esse dia. Os 13 anos de experiências, de pessoas que entraram e saíram da minha vida, das estórias, acampamentos, alegrias, tristezas, ganhos, perdas, vitória e derrotas.

Sempre fico MUITO feliz nessa data, e praticamente todo ano escrevo algo a respeito, sempre compartilhando com aqueles que fizeram e fazem parte dessa trajetória, e não poderia deixar de ser diferente esse ano.

Então, MUITO OBRIGADA a vocês, que fizeram, fazem e espero que continuem fazendo diferença na minha vida, e pelo maravilhoso universo que é a nossa fraternidade, que permitiu que eu trilhasse meu caminho paralelo com o de vocês.

Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível! SEMPRE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olhares

Ironico talvez seja a melhor palavra para definir o quão diferente uma situação pode ser vista, dependendo do olhar. Não jornalisticamente falando, mas uma mesma situação pode ser analisada de n formas diferentes. Basta saber o que se passa no coração de quem vê. Ruim ou bom, depende da forma como vemos isso. E aí entro em redundância, pois falo novamente das várias faces de uma moeda. Prefiro sempre o olhar do bem. O olhar que não vê maldade, o olhar do crescimento e aprendizado constantes. Acho que meus olhos ainda estão semicerrados, mas prefiro eles assim. Quero crer que tudo visa o bem maior, independente de crenças ou concepções. Talvez seja o olhar do sonhador...vai saber?!

Aquarelando 2

Ele Algodão cru, cavalete, tinta, pinceis e lápis. Sonhos, poesia, esperança, fé, determinação. Mão hábeis, olhos castanhos, puros, cristalinos. O mundo, mundo vasto mundo, diante das duas janelas: a da casa e a da alma. A tela, antes branca agora apresentava rabiscos. E iam surgindo traços, linhas, curvas; Ideias e ideais, ensejos e desejos. E os prédios descortinavam a baía de Guanabara... olha, ali é o Pão de Açúcar! E ela?! Ali tão alto, ela se sentia pequena frente ao mundo. Mundo que ela estava descobrindo. Mundo que ainda tem para conhecer. Mundo que ela já tinha visto. E tudo ali, diante dos olhos... como se fosse uma pintura. Como se fosse a pintura dele, que apresentava tudo a ela. E aquarelavam barcos a vela, tanto céu e mar no beijo azul. E começava a salpicar de estrelas prateadas a tinta negra que se derramava no céu. Era a noite que caía. E como pequenos vagalumes ansiosos, as luzes começaram a piscar aqui e ali. Dali, ou de lá?! E tal e qual na música, entre

A independência e o guarda chuva

Semana passada me deparei com uma cena muito curiosa. Uma menina, no alto dos seus 7 ou 8 anos, pedia insistentemente para que a mãe lhe comprasse um guarda chuva da Hello Kitty. Fora toda a questão consumista da estória, o que mais me chamou a atenção foi o discurso da menina. Ela queria o guarda chuva, porque ela já era grande! Sim, ela era grande e não precisava mais dividir o guarda chuva com a mãe. Parei pra pensar e vi que realmente, o guarda chuva é um grande sinônimo de independência. Afinal de contas, com o guarda chuva, estamos protegidos da chuva e do sol (algumas pessoas usam para essa finalidade) e temos a liberdade de irmos e virmos para/de qualquer lugar. Olha que maravilha, o guarda chuva é uma fabulosa ferramenta da liberdade! Devaneios infantis à parte, o conceito de liberdade e independência é latente, não importa a idade. Há o anseio do ser humano de querer não precisar de ninguém e ser autosuficiente para tudo, com o discurso do "eu quero, eu posso, eu faço&