Pular para o conteúdo principal

Citando e pensando...

"Beware of the dreams you have when you are young, they always come true."


Bela frase essa de Goethe. E no meio de tanta coisa a ser absorvida essa semana, consegui externalizar um pouquinho de tudo.. aprendizado. Acho que é esse o mote. Aprendizado constante e constante crescimento. Praticamente a evolução, não nos moldes de Darwin.


Revolução humana é uma expressão que escuto constantemente nas palestras budistas. Para quem ainda não sabe, estou frequentando as reuniões desde julho e me sinto muito bem com isso. Aquele papo de toda religião ter um mesmo princípio é real, mas a forma como cada uma aborda é que realmente faz a diferença. Sou o que chamam carinhosamente de "simpatizante" e realmente simpatizo muito com muito do que escuto e debato.


Ainda que uma das premissas da prática budista seja a de deixar o passado e pensar no presente e principalmente no futuro (velha história de não chorar o leite derramado), para mim é inevitável olhar para trás muitas vezes. Não que seja ruim ou doloroso, o que já é muito bom, mas para ver o quanto as coisas mudaram nesse tempo, a percepção de mundo, prioridades, avanços, regressões...tudo foi absurdamente importante para se chegar onde estou hoje.


Acredito que estou apenas na metade da metade do caminho, mas sinto hoje que realmente trilho um caminho. Se antes não sabia onde ele ia, agora sei onde quero chegar. Sei o sentido e procuro a melhor direção para seguir o meu. E já que comecei com uma citação, terminarei com outra, dessa vez de Fernando Pessoa:


"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."



Comentários

  1. Já ouviu falar que a melhor religião é a sua?! Pois é e a verdadeira também, mas independente de ter ou não religião, o importante mesmo é tratar o outro como você gostaria de ser tratado!
    É bem interessante isso que diz o budismo "de deixar o passado e pensar no presente e principalmente no futuro", afinal de contas não dá para mudar o passado não é verdade?! O bom mesmo é viver o presente intensamente, até mesmo sem se preocupar com o futuro, por que o que você vai plantando no hoje, você estará colhendo no amanhã!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Olhares

Ironico talvez seja a melhor palavra para definir o quão diferente uma situação pode ser vista, dependendo do olhar. Não jornalisticamente falando, mas uma mesma situação pode ser analisada de n formas diferentes. Basta saber o que se passa no coração de quem vê. Ruim ou bom, depende da forma como vemos isso. E aí entro em redundância, pois falo novamente das várias faces de uma moeda. Prefiro sempre o olhar do bem. O olhar que não vê maldade, o olhar do crescimento e aprendizado constantes. Acho que meus olhos ainda estão semicerrados, mas prefiro eles assim. Quero crer que tudo visa o bem maior, independente de crenças ou concepções. Talvez seja o olhar do sonhador...vai saber?!

Aquarelando 2

Ele Algodão cru, cavalete, tinta, pinceis e lápis. Sonhos, poesia, esperança, fé, determinação. Mão hábeis, olhos castanhos, puros, cristalinos. O mundo, mundo vasto mundo, diante das duas janelas: a da casa e a da alma. A tela, antes branca agora apresentava rabiscos. E iam surgindo traços, linhas, curvas; Ideias e ideais, ensejos e desejos. E os prédios descortinavam a baía de Guanabara... olha, ali é o Pão de Açúcar! E ela?! Ali tão alto, ela se sentia pequena frente ao mundo. Mundo que ela estava descobrindo. Mundo que ainda tem para conhecer. Mundo que ela já tinha visto. E tudo ali, diante dos olhos... como se fosse uma pintura. Como se fosse a pintura dele, que apresentava tudo a ela. E aquarelavam barcos a vela, tanto céu e mar no beijo azul. E começava a salpicar de estrelas prateadas a tinta negra que se derramava no céu. Era a noite que caía. E como pequenos vagalumes ansiosos, as luzes começaram a piscar aqui e ali. Dali, ou de lá?! E tal e qual na música, entre

A independência e o guarda chuva

Semana passada me deparei com uma cena muito curiosa. Uma menina, no alto dos seus 7 ou 8 anos, pedia insistentemente para que a mãe lhe comprasse um guarda chuva da Hello Kitty. Fora toda a questão consumista da estória, o que mais me chamou a atenção foi o discurso da menina. Ela queria o guarda chuva, porque ela já era grande! Sim, ela era grande e não precisava mais dividir o guarda chuva com a mãe. Parei pra pensar e vi que realmente, o guarda chuva é um grande sinônimo de independência. Afinal de contas, com o guarda chuva, estamos protegidos da chuva e do sol (algumas pessoas usam para essa finalidade) e temos a liberdade de irmos e virmos para/de qualquer lugar. Olha que maravilha, o guarda chuva é uma fabulosa ferramenta da liberdade! Devaneios infantis à parte, o conceito de liberdade e independência é latente, não importa a idade. Há o anseio do ser humano de querer não precisar de ninguém e ser autosuficiente para tudo, com o discurso do "eu quero, eu posso, eu faço&