Pular para o conteúdo principal

Contrastes

Saíram da reunião do budismo com a alma leve. Refletiam sobre como tinha sido produtiva e as percepções de cada um sobre as reflexões e ensinamentos. Uns eram simpatizantes da prática, outros praticantes. Desciam despreocupados a rua Figueiredo de Magalhães, conversando sobre coisas relativas a reunião e assuntos correlatos, todos muito animados e de bem consigo mesmo.
A alegria e a serenidade eram o espírito de cada um dos seis.
O barulho ouvido era estranhamente familiar, mas alguns nem se deram conta, tamanha a animação com que conversavam. Foi então que viram uma movimentação em sentido contrário. As pessoas pareciam apressadas, correndo em direção ao hospital Copa D'or. As caras de preocupação constrastavam com o espírito do grupo, que percebeu que havia algo de errado. Os seguranças do hospital sinalizavam que era melhor tomar outro caminho.
Sem entender o que acontecia, mas com a sensação de que era algo de muito errado, tomaram o caminho da Siqueira Campos onde novamente deram continuidade a conversa animada de antes. Ao chegarem em frente a estação de metrô, se separaram. Uma parte tomou o caminho de casa e a outra ficou decidindo o que fazer. O segundo grupo optou por comer alguma coisa e dar uma volta na praia. excelente programa de sexta-feira.
A noite esfriava e todos aqueles jovens precisavam ir para suas casas cuidar dos afazeres do dia seguinte, que já sabiam, não seriam poucos, nunca o eram.
Ao atravessar a rua, depararam-se com uma cena, no mínimo curiosa: 4 garotas, vestidas de tigresas com roupas curtíssimas, faziam caras e bocas para um fotógrafo em plena faixa de pedestre na avenida atlântica. As moças eram bastante performáticas e todos na praia pararam para ver a cena.
Ainda rindo fizeram uma pequena parada em um bar próximo para cumprimentar amigos e foram para casa.
Ao chegar em casa, a notícia:

Foi identificado como Alessandro Ramos Duarte, de 37 anos, o homem assassinado na noite desta sexta-feira em Copacabana. Segundo policiais do 19º BPM, a vítima caminhava na Rua Figueiredo Magalhães quando foi atingida por três diaparos, um delas na cabeça. O atirador subiu na garupoa de uma moto e fugiu. O crime aconteceu por volta das 21h, próximo ao Hospital Copa D'Or. O caso será investigado pela 12ª DP. (Fonte: Globo Online: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/09/25/identificado-homem-assassinado-em-copacabana-767793942.asp)

É...o Rio de Janeiro consegue ser uma cidade de várias nuances....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olhares

Ironico talvez seja a melhor palavra para definir o quão diferente uma situação pode ser vista, dependendo do olhar. Não jornalisticamente falando, mas uma mesma situação pode ser analisada de n formas diferentes. Basta saber o que se passa no coração de quem vê. Ruim ou bom, depende da forma como vemos isso. E aí entro em redundância, pois falo novamente das várias faces de uma moeda. Prefiro sempre o olhar do bem. O olhar que não vê maldade, o olhar do crescimento e aprendizado constantes. Acho que meus olhos ainda estão semicerrados, mas prefiro eles assim. Quero crer que tudo visa o bem maior, independente de crenças ou concepções. Talvez seja o olhar do sonhador...vai saber?!

Aquarelando 2

Ele Algodão cru, cavalete, tinta, pinceis e lápis. Sonhos, poesia, esperança, fé, determinação. Mão hábeis, olhos castanhos, puros, cristalinos. O mundo, mundo vasto mundo, diante das duas janelas: a da casa e a da alma. A tela, antes branca agora apresentava rabiscos. E iam surgindo traços, linhas, curvas; Ideias e ideais, ensejos e desejos. E os prédios descortinavam a baía de Guanabara... olha, ali é o Pão de Açúcar! E ela?! Ali tão alto, ela se sentia pequena frente ao mundo. Mundo que ela estava descobrindo. Mundo que ainda tem para conhecer. Mundo que ela já tinha visto. E tudo ali, diante dos olhos... como se fosse uma pintura. Como se fosse a pintura dele, que apresentava tudo a ela. E aquarelavam barcos a vela, tanto céu e mar no beijo azul. E começava a salpicar de estrelas prateadas a tinta negra que se derramava no céu. Era a noite que caía. E como pequenos vagalumes ansiosos, as luzes começaram a piscar aqui e ali. Dali, ou de lá?! E tal e qual na música, entre

A independência e o guarda chuva

Semana passada me deparei com uma cena muito curiosa. Uma menina, no alto dos seus 7 ou 8 anos, pedia insistentemente para que a mãe lhe comprasse um guarda chuva da Hello Kitty. Fora toda a questão consumista da estória, o que mais me chamou a atenção foi o discurso da menina. Ela queria o guarda chuva, porque ela já era grande! Sim, ela era grande e não precisava mais dividir o guarda chuva com a mãe. Parei pra pensar e vi que realmente, o guarda chuva é um grande sinônimo de independência. Afinal de contas, com o guarda chuva, estamos protegidos da chuva e do sol (algumas pessoas usam para essa finalidade) e temos a liberdade de irmos e virmos para/de qualquer lugar. Olha que maravilha, o guarda chuva é uma fabulosa ferramenta da liberdade! Devaneios infantis à parte, o conceito de liberdade e independência é latente, não importa a idade. Há o anseio do ser humano de querer não precisar de ninguém e ser autosuficiente para tudo, com o discurso do "eu quero, eu posso, eu faço&