Pular para o conteúdo principal

Domingo eu quero ver... FUTEBOL - Coluna Publicada no dia 01/12/2009 no Blog Dupla Esportiva

Dupla Esportiva

A rodada de domingo foi ainda mais bizarra que a passada. Tudo aquilo que os matemáticos podiam dizer como “praticamente impossível”, aconteceu novamente. Flamengo não apenas ganhou do Corinthians, como São Paulo perdeu pro Goiás, Palmeiras voltou do coma apático que se encontrava e o Fluminense descarregou toda a raiva do LDU em cima do Vitória, com uma ajuda do Botafogo que perdeu pro furacão paranaense.

Essa semana o espetáculo chegará ao fim. Da mesma forma que eu, tempos atrás, citei aqui nesse mesmo espaço a alusão à primeira parte da quadrilha de Drummond ao relembrar sobre a “troca de presentes” entre Flamengo, Grêmio e São Paulo, vejo novamente a estória acontecer. Só que dessa vez foi o São Paulo quem embrulhou o campeonato para presente e deixou na porta do Olímpico para o Grêmio decidir se deixará ir ou não para dentro dos portões da Gávea.

Grêmio que tem em mãos o futuro do Inter, seu arquiinimigo e maior rival no RS, com direito a declarações apaixonadas de torcedores e, pasmem, jogadores, de que “entregar” o jogo ao Mengão é a melhor coisa a ser feita. Semana passada a bola da vez era o Corinthians, a quem, dizem, foi solicitada “uma ajuda pra ferrar o São Paulo”. Se foi feita ou não, duvido muito que digam, mas perder de 4x2 pro Goiás não facilitou mesmo a vida dos tricolores paulistas, ainda que o goleiro corinthiano tenha permanecido em posição de estátua na cobrança do pênalti flamenguista ao final do jogo.

O “entrega” essa semana vai gerar enorme especulação, o que já fez a diretoria do Grêmio voltar atrás em muitas declarações. O mais nojento serão as possíveis denúncias de mala branca, compra de arbitragem, chantagens e apelos emocionais que veremos diariamente até o mais do que esperado confronto de domingo.

O que poucos se deram conta é de que apenas “entregar o jogo” não garante liderança de ninguém. Para isso Inter, Palmeiras e São Paulo vão ter que correr atrás dos seus prejuízos e ganhar seus jogos, alguns com grande diferença de gols para garantir o primeiro lugar.

Engraçado é que os defensores dos pontos corridos batiam no peito para dizer que dessa forma o campeonato estaria menos sujeito a falcatruas e armações. Posso estar enganada, mas estou vendo mais possibilidade de sujeira do que o Congresso Nacional. É material para parlamentar corrupto nenhum botar defeito!

Triste ver que o mais importante essa semana não será o desempenho futebolístico dos times em questão, mas a capacidade de acusar, refutar, reclamar, explicar, defender e atacar de dirigentes, jogadores, técnicos, arbitragem e torcedores. Que, mais que os jogos de domingo, todos estarão voltados para possíveis métodos nada ortodoxos que podem vir a ser usados para favorecer ou prejudicar A ou B.

Quanto a mim, resta bancar a Polyana, jogar o jogo do contente e torcer, não pelo campeonato do meu time, mas sim para que o futebol prevaleça em cima de toda a lama. Pois senão, sugiro que o assunto Campeonato Brasileiro mude-se tranquilamente da editoria de esportes para a de política. Sem prejuízo de conteúdo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olhares

Ironico talvez seja a melhor palavra para definir o quão diferente uma situação pode ser vista, dependendo do olhar. Não jornalisticamente falando, mas uma mesma situação pode ser analisada de n formas diferentes. Basta saber o que se passa no coração de quem vê. Ruim ou bom, depende da forma como vemos isso. E aí entro em redundância, pois falo novamente das várias faces de uma moeda. Prefiro sempre o olhar do bem. O olhar que não vê maldade, o olhar do crescimento e aprendizado constantes. Acho que meus olhos ainda estão semicerrados, mas prefiro eles assim. Quero crer que tudo visa o bem maior, independente de crenças ou concepções. Talvez seja o olhar do sonhador...vai saber?!

Aquarelando 2

Ele Algodão cru, cavalete, tinta, pinceis e lápis. Sonhos, poesia, esperança, fé, determinação. Mão hábeis, olhos castanhos, puros, cristalinos. O mundo, mundo vasto mundo, diante das duas janelas: a da casa e a da alma. A tela, antes branca agora apresentava rabiscos. E iam surgindo traços, linhas, curvas; Ideias e ideais, ensejos e desejos. E os prédios descortinavam a baía de Guanabara... olha, ali é o Pão de Açúcar! E ela?! Ali tão alto, ela se sentia pequena frente ao mundo. Mundo que ela estava descobrindo. Mundo que ainda tem para conhecer. Mundo que ela já tinha visto. E tudo ali, diante dos olhos... como se fosse uma pintura. Como se fosse a pintura dele, que apresentava tudo a ela. E aquarelavam barcos a vela, tanto céu e mar no beijo azul. E começava a salpicar de estrelas prateadas a tinta negra que se derramava no céu. Era a noite que caía. E como pequenos vagalumes ansiosos, as luzes começaram a piscar aqui e ali. Dali, ou de lá?! E tal e qual na música, entre

A independência e o guarda chuva

Semana passada me deparei com uma cena muito curiosa. Uma menina, no alto dos seus 7 ou 8 anos, pedia insistentemente para que a mãe lhe comprasse um guarda chuva da Hello Kitty. Fora toda a questão consumista da estória, o que mais me chamou a atenção foi o discurso da menina. Ela queria o guarda chuva, porque ela já era grande! Sim, ela era grande e não precisava mais dividir o guarda chuva com a mãe. Parei pra pensar e vi que realmente, o guarda chuva é um grande sinônimo de independência. Afinal de contas, com o guarda chuva, estamos protegidos da chuva e do sol (algumas pessoas usam para essa finalidade) e temos a liberdade de irmos e virmos para/de qualquer lugar. Olha que maravilha, o guarda chuva é uma fabulosa ferramenta da liberdade! Devaneios infantis à parte, o conceito de liberdade e independência é latente, não importa a idade. Há o anseio do ser humano de querer não precisar de ninguém e ser autosuficiente para tudo, com o discurso do "eu quero, eu posso, eu faço&